O que é o Reiki?
- Taíse Ceolin
- 24 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2021
Reiki é uma Técnica de canalização da energia cósmica universal (Rei) para harmonização e equilíbrio da energia vital (Ki ou Chi) do nosso corpo.
Foi redescoberto por Mikao Usui no Monte Kurama - Japão, e se constitui em uma importante "ferramenta" para o crescimento individual, autoconhecimento e autocuidado.
É reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ofertado à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). (Para saber mais sobre as PICS clique aqui).
Quando falamos que a cura está em nossas mãos, estamos falando sobre autorresponsabilidade, autocuidado, autoconhecimento e autocura. Falamos sobre Reiki.
A canalização da energia cósmica universal, para equilíbrio e harmonização dos nossos corpos, que chamamos de Reiki, pode ser aplicado em si mesmo e em outras pessoas.
Ao ser iniciado(a) em Reiki, nos tornamos o canal por onde flui essa energia. Semelhante a uma mangueira por onde passa a água, vinda direto da fonte e que chega a diferentes lugares.
Assim, Reiki é caminho, é técnica, é amor, é luz, é bênção. É realizado por meio da imposição de mãos e está baseado em 5 princípios que podemos considerar como uma filosofia de vida.

Quais são os 5 princípios do Reiki?
Só por hoje:
Estou livre de irritações;
Estou livre de preocupações;
Sou grato(a) por todas as bençãos e aprendizados;
Trabalho honestamente e com dedicação;
Sou gentil com todos os seres.
Como caminho de vida, o Reiki nos incentiva a viver na presença, aproveitando as bençãos apenas por hoje. Vivendo em equilíbrio só por hoje. Respirando e sendo gentil com todos os seres, inclusive nós mesmos, só por hoje.
Alguns Benefícios do Reiki: Equilíbrio energético; Alívio de dores físicas e emocionais; Melhoria na qualidade do sono; Redução de estresse e ansiedade; Aumento da criatividade;
Fortalecimento do sistema imunológico; Redução dos sintomas da depressão e síndrome do pânico; Sensação de calma e tranquilidade; etc.
Para aproveitar estes benefícios é simples. Nós podemos experimentar uma sessão (ou várias) com um(a) terapeuta Reikiano(a), ou fazer um curso para aprender (ou relembrar) sobre a canalização dessa energia.
Importante lembrar que Reiki não é religião e não tem vínculo com nenhuma religião. Também, não interfere nas nossas práticas e escolhas religiosas. Respeita e inclui todos os seres.
Com amor
Taíse Ceolin
Fonte: Elaborado pela autora.
Comments